Sem medo da chuva: Sistema oferece guarda-chuvas gratuitos em 40 pontos da região

Em Balneário Camboriú e na Praia Brava, em Itajaí, moradores e turistas agora têm uma solução para escapar dos temporais inesperados: um sistema de compartilhamento de guarda-chuvas em quase 40 pontos estratégicos das cidades. Operacionalizado pela startup Rentbrella, o serviço permite retirar os guarda-chuvas através de um aplicativo após cadastro, sendo as primeiras 24 horas sempre gratuitas.

Fotos: Divulgação

 

Funcionamento e custos

 

Para utilizar o serviço, basta fazer o cadastro no aplicativo da Rentbrella e localizar a máquina mais próxima. Os guarda-chuvas são feitos de garrafas PET recicladas, com estrutura de fibra de vidro e proteção UV50. Caso não sejam devolvidos, há uma cobrança de R$ 2 por dia após o terceiro dia útil de “desaparecimento”, mas menos de 2% dos usuários acabam ficando com o produto, conforme os fundadores Nathan Janovich e Freddy Marcos.

 

 

Iniciativa da EQI

 

A iniciativa foi lançada pela corretora de valores EQI no mês passado, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, promover a sustentabilidade e a inovação, além de estimular a economia circular. Até o final de julho, serão disponibilizadas 50 máquinas com 5 mil guarda-chuvas em locais como shoppings, academias, faculdades, restaurantes e hotéis.

 

 

Projeto “Guarda Mais que Chuva”

 

Além de oferecer proteção contra chuvas, os guarda-chuvas utilizados no sistema são parte do projeto “Guarda Mais que Chuva”, que transforma os itens sem uso em novos produtos sustentáveis, como estojos, ecochilas e ecobags. Esses produtos são distribuídos para entidades parceiras, contribuindo para a redução do desperdício e o incentivo à reciclagem.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.