SC: Comporta de barragem em Taió é aberta após previsão apontar volumes de chuva expressivos

Abertura acontece após reunião entre as coordenadorias da Defesa Civil dos municípios do Alto Vale, uma das regiões mais afetadas pelas chuvas

Na tarde de sábado (14) foi realizada uma reunião entre as coordenadorias da Defesa Civil dos municípios do Alto Vale do Itajaí atingidos pelas fortes chuvas. Na ocasião, foi decidida pela abertura de uma das comportas da Barragem Oeste, em Taió.

Barragem em Taió tem comporta aberta Comporta de barragem em Taió é aberta após previsão apontar volumes de chuva expressivos – Foto: Reprodução

O prefeito da cidade, Horst Alexandre Purnhagen, disse em coletiva de imprensa que em concordância com todos os municípios, a Defesa Civil do Estado decidiu pela abertura de uma das comportas.

“Vamos começar a abrir gradativamente para ver se vai mandando um pouco mais de água embora”.

Barragem aberta após previsão de chuva

Horst ainda falou sobre a previsão da Defesa Civil para os próximos dias, que indicam que a região será novamente atingida por volumes expressivos de chuva.

Na leitura das 13h deste domingo (15), a Barragem Oeste estava com 104,47% de sua capacidade. Atualmente, há seis comportas fechadas e uma aberta.

Mais de 140 pessoas continuam desabrigadas

Segundo a Prefeitura de Taió, 140 pessoas ainda estão desabrigadas no Centro de Eventos em Pouso Redondo. Elas estavam acolhidas em abrigos da cidade em que moram, mas foram levadas para a outra para facilitar a logística de atendimento.

Muitos lojistas já iniciaram as limpezas de seus estabelecimentos com anseio de voltar à normalidade, mas o prefeito de Taió comenta que a ação pode ser em vão, já que o episódio de enchente pode perdurar por mais alguns dias.

Taió foi uma das cidades mais atingidas pelas cheias e ainda se encontra com muitas ruas alagadas. Equipes seguem trabalhando no atendimento à população afetada e monitorando a situação na região.

Imagens feitas nesta terça-feira (10) mostram Taió embaixo d'água após enchente - Krisia Heidrich Ferreira/Arquivo Pessoal/ND
33

Imagens feitas nesta terça-feira (10) mostram Taió embaixo d’água após enchente – Krisia Heidrich Ferreira/Arquivo Pessoal/ND

Imagens feitas nesta terça-feira (10) mostram Taió embaixo d'água após enchente - Exército Brasileiro/Divulgação/ND

Chuva deve voltar para SC

As fortes chuvas voltarão a castigar Santa Catarina no começo desta semana, segundo alerta da Defesa Civil. As regiões do Grande Oeste, planaltos e Alto Vale do Itajaí receberam alerta laranja do órgão, com o acumulado de água podendo chegar a 150 mm e possíveis acidentes.

São esperadas tempestades acompanhadas de rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo, com risco moderado a alto para destelhamento, queda de árvores e danos à rede elétrica, bem como inundações e deslizamentos. As demais regiões do Estado ficarão em observação.

O acumulado deve variar de 80 a 150 mm no Grande Oeste e de 70 a 100 mm no Planalto Norte, Planalto Sul e Alto Vale do Itajaí. Para efeito de comparação, a última chuva mais forte que atingiu o estado, entre a última quarta-feira (11) e quinta-feira (12), resultou em acumulados entre 60 a 90 mm.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.